Você lê as resenhas de produtos antes de comprar algo na internet? Aliás, você sabe o que são resenhas?

São aquelas avaliações escritas por clientes satisfeitos ou insatisfeitos no site de alguma loja virtual. Muitas delas são úteis. Elas realmente ajudam a tomar uma boa decisão. Algumas são divertidas. Mas poucas delas são realmente instrutivas.

Quando eu comecei a dar aulas online, lógico que precisava também de resenhas. Se você procurar, pode encontrar resenhas sobre mim, o podcast e outras coisas que faço no meu site, nos sites de podcast e em outros lugares. E muitas delas são muito instrutivas.

Como quando uma aluna escreveu sobre minha aula: bem feito!

E imediatamente eu disse: será que ela não tinha gostado da aula? Será que era um castigo para ela?

Mas como sou professor, ensino português, me dei conta de qual era o problema em menos de 5 segundos. Mas vou precisar de um pouquinho mais de tempo para explicar a você o porquê do problema.

Bem feito, bem-feito ou benfeito

A aluna tinha escrito a expressão “bem feito” separada em duas palavras – “bem” e “feito”. E apesar de terem a mesmíssima pronúncia, bem feito (duas palavras), bem-feito (duas palavras ligadas por hífen) ou benfeito (uma palavra) têm significados diferentes.

Talvez você já tenha tido um colega de trabalho que era uma porcaria de gente. Sabe essas pessoas grosseiras que fazem comentários negativos sobre o seu trabalho e que falam mal de você para o seu chefe...?  Imagine que você trabalha com ela. E um dia, cai uma chuva muito forte. Aquela pessoa não tem guarda-chuva. Então ela chega toda molhada no trabalho. Aí você dá um sorrisinho de satisfação e diz: bem feito! E aqui isto significa “ai, como estou feliz com o fato de você ter tido problemas, sua infeliz!”

É completamente o contrário do que talvez você ache que significa, não é?

– Foi bem feito que ela perdesse a competição. Vive falando que é a melhor; agora vai ter um pouquinho mais de humildade.

Bem-feito

Já um trabalho bem-feito (duas palavras ligadas por hífen) é um trabalho feito com muito cuidado, um trabalho caprichado.

Se você tiver um problema com o encanamento da sua casa, provavelmente vai precisar contratar um encanador. E pelo preço que se paga por esse serviço, é melhor que o trabalho dele seja bem-feito. A maioria dos clientes reclama se o serviço não for bem-feito.

– Eu sei que você trabalhou quase 5 meses nessa pintura, mas ela não ficou bem-feita. E eu não vou pagar por um serviço malfeito assim.

E uma pessoa que tenha um corpo bem proporcionado é uma pessoa com um corpo bem-feito (claro que não sou eu, porque sou cabeçudo).

“Benfeito”

benfeito numa palavra só é raríssima. Isso porque temos outras duas palavras que são muito mais comuns do que ela – benfeitoria e benefício.

Benfeitoria

Imagine uma casa bem velha. Ela provavelmente precisa de obras de conserto e reparo. Ela precisa de uma reforma completa. Essa obra que melhora a qualidade da casa, provavelmente aumentando o preço, se chama “benfeitoria”.

E uma coisa que eu posso dizer para você aqui no Brasil, se você morar de aluguel, é: você precisa combinar com o dono ou a dona do imóvel de quem é a responsabilidade por benfeitorias no lugar. Onde eu moro, por exemplo, eu posso fazer uma benfeitoria e descontar o valor do aluguel que pago. Mas nem sempre funciona assim.

Benefício

E o benefício? O benefício é a vantagem. O ponto positivo que algo traz para alguém. E eu posso dizer para você que um dos grandes benefícios de morar em Salvador é estar perto da praia o tempo todo. É muito benéfico para a saúde.

Conclusão

E só para explicar um pouco melhor, a minha aluna traduziu diretamente do inglês a expressão bem feito. Mas se você quiser parabenizar alguém pelo bom trabalho, você pode dizer bom trabalho. Simples, né? Às vezes a gente fica querendo complicar as coisas, fica querendo “procurar pelo em ovo”. Mas tudo pode ser bem simples.

Recursos Adicionais

Talvez você queira saber como dizer "congratulações" de uma maneira natural em português. Veja aqui: https://portuguesewitheli.com/2020/08/authentic-ways-to-say-congratulations-in-portuguese/