Parte da minha família mora no estado do Ceará e parte da família mora no estado de São Paulo. Durante um bom tempo, essas duas partes não se viam. E isso significa que eu era criança e nunca tinha visto a família de São Paulo. Quando eu vi a família de São Paulo, foi engraçado, porque uma das minhas tias perguntou: "onde eu posso tomar um ônibus para o centro?" E eu fiquei, "que engraçado. A tia vai beber o ônibus? Porque, pelo menos, quando eu era criança a gente tomava café e pegava o ônibus." Depois de um tempo foi que eu descobri: minha tia estava falando certo. Era eu que não sabia. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre esse verbo "tomar", que é um verbo muito comum no dia a dia aqui no Brasil e que vai ajudar você a se expressar com maior clareza em português.

Pegar com violência, apossar-se

Uma experiência que quase todo mundo tem — e se não tem, já viu — duas crianças estão conversando e uma delas tem um brinquedo muito bom. A outra diz: "posso brincar com esse brinquedo?" E a criança responde: "Não, não pode." Então a primeira criança pensa e diz, "Ah, é?" E ela tira, ela toma o brinquedo das mãos da outra, e a outra criança: "ele tomou o meu brinquedo!" Ele tomou o meu brinquedo. E nesse sentido, "tomar" significa "pegar com violência". Você se apossa, você pega essa coisa para você com violência. Mas nem sempre significa "pegar coisas com violência". Às vezes, significa apenas "segurar".

Segurar

Imagine agora que essas duas crianças não são inimigas. Elas são amigas. E a primeira criança — vamos chamá-la de João, para facilitar — o João tem os livros do Paulo. E o João diz: "Paulo, tome aqui seus livros. Eu não preciso mais deles."  Tome aqui seus livros eu não preciso mais deles. E o que o João espera é que o Paulo segure os livros, porque o João está entregando os livros para ele.

Receber instrução

E aí o João cresce, vira uma pessoa mais inteligente e ele sabe que é necessário estudar. Nem sempre é possível estudar sozinho. Às vezes, é necessário ter um professor. Por isso o João agora resolveu tomar aulas de inglês. E ele diz: "estou tomando aulas de inglês para ver se falo melhor." Estou tomando aulas de inglês para ver se falo melhor. E tomar aqui é o mesmo que "receber instrução" — você pode tomar aulas de inglês, de português. Você pode tomar aulas de direção ou qualquer outro tipo de instrução.

Consumir, fazer uso de

Outra coisa que você pode tomar é remédio. O João, nosso amigo agora, o João trabalha muito, trabalha muito, dorme pouco e se alimenta mal. E por isso o João fica doente com frequência. Aí ele se acordou hoje de manhã, colocou a mão na testa e disse, "Acho que vou gripar. Por isso vou tomar um remedinho." Acho que vou gripar. Por isso vou tomar um remedinho. E tomar remédio é fazer o uso de remédio. Você consome o remédio, faz o uso do remédio.

Beber

E por último, para tomar um remédio você precisa de água. E água é algo que a gente também toma. Você pode tomar um pouco da água, pode tomar uísque depois do trabalho, ou tomar uma cervejinha no fim da tarde de sábado. Eu mesmo, quando estou dando aulas, eu preciso tomar muita água então normalmente preciso tomar água antes de continuar a falar. "Preciso tomar a água antes de continuar a falar." E você toma qualquer coisa líquida, incluindo sopa — no português, a gente não diz "comer sopa", mas sim "tomar sopa". Toma sopa, toma sorvete... você toma tudo.

Tomar café da manhã, comer algo no café da manhã

Ah, e agora você pode tomar nota, porque eu tenho uma coisa importante para dizer. Muitas pessoas perguntam aqui no Brasil, "O que você comeu no café da manhã?" E quando eu pergunto isso, "o que você comeu no café da manhã?", eu quero saber especificamente sobre a comida — o que você pode mastigar. E você pode responder: eu ainda não tomei café da manhã. Estou com muita fome. Eu ainda não tomei café da manhã. E o que se quis dizer aqui é que a pessoa ainda não fez a refeição. Não é especificamente a comida, mas a situação completa. E normalmente eu digo, "eu ainda não tomei o café da manhã". E quando a gente fala de almoço ou jantar, normalmente a gente usa o verbo isolado, o verbo sozinho. Eu digo: "eu ainda não almocei. Eu ainda não jantei." Não dizemos, "eu ainda não tomei o almoço"* não, não. Ainda não almocei e ainda não jantei.

Bom. Eu não sei quanto a você, mas está chegando perto da minha hora do almoço, então eu vou almoçar, porque eu ainda não tomei café da manhã. Tchau.