Eu não sei quanto a você, mas, antes de escolher trabalhar como professor, eu tinha pensado em outras opções profissionais. Tinha pensado em sociologia, administração... trabalhar com essas coisas. E também pensei em trabalhar como bibliotecário. E o bibliotecário é o profissional que trabalha na biblioteca. Mas eu não sabia — descobri depois — que o bibliotecário também precisa organizar os livros. Como nem sempre é possível fazer isso sozinho, os bibliotecários colocam uma placa, que é uma sinalização na biblioteca, e essa placa diz "coloque o livro de volta na estante" ou "coloque o livro onde você o encontrou". E esse é o assunto da nossa pequena análise de hoje. São quatro verbos com um significado muito próximo, que são: botar, colocar, meter e pôr.

E lá vamos nós.

Colocar & Pôr

Bom. A primeira coisa é que aqui no Brasil colocar e pôr são sinônimos. A diferença mesm[a] está na formalidade. Tem umas regras malucas que dizem que "colocar" é para uma coisa física e pôr e para uma coisa abstrata, e uma coisa abstrata como a ideia da Laura. A Laura agora quer ser astronauta. Eu não sei por que ela pôs essa ideia louca na cabeça. Eu não sei por que ela pôs essa ideia louca na cabeça. Aqui é uma coisa abstrata, mas é possível dizer também: "ela colocou essa ideia na cabeça." A preferência dos brasileiros é "ela colocou a ideia na cabeça."

E voltando para a minha antiga aspiração profissional, a placa que dizia "coloque o livro onde você o encontrou" também poderia ser escrita "ponha o livro onde você o encontrou". E o significado seria o mesmo, com uma diferença de formalidade ou ênfase. Quanto mais formal, mais enfático.

Meter

Você gosta de shows de mágica? Eu acho muito divertido especialmente o truque do coelho na cartola. O mágico mete a mão dentro da cartola e tira o coelho... E o coelho... Não sei se é de verdade. Mas você ouviu: "ele mete a mão na cartola." "Meter" significa "colocar dentro", "inserir", e às vezes envolve um movimento mais rápido ou mais violento. Aqui no Brasil, é muito comum quando duas pessoas brigam... Uma delas diz, "eu vou meter a mão na sua cara." E, como o meter tem esse significado de colocar dentro, a gente às vezes pode meter uma sensação negativa. Por exemplo, alguns filmes de terror metem muito medo, mas outros nem tanto. Eles não metem medo nenhum... Como são os filmes mais modernos de terror, eu acho muito fraco cada um desses filmes.

Botar

E "botar", que é uma palavra favorita minha, significa "colocar". Tem o significado básico de "colocar para fora", como, por exemplo, uma galinha... A galinha é aquele animal que faz có, có, có, có, có... e ela bota ovos. A galinha bota ovos. Se a galinha metesse ovos... Ela ia meter esses ovos em algum lugar. Mas ela bota ovos. A gente também pode dizer que "a galinha põe ovos". É muito comum, mas o mais comum é [dizer] que "a galinha bota ovos." Ah, e quando você quer muito muito contar uma coisa, mas você está um pouco com vergonha, você tem um pouco de timidez, os seus amigos podem dizer, "vamos logo, bota essa história para fora. Bota isso para fora." O que significa "confessar", "contar algum segredo", por exemplo.

Então essa foi a nossa pequena discussão sobre "botar, colocar, meter e pôr." E lembre-se de que a transcrição desse episódio foi "colocada online". Eu coloquei essa transcrição no site. Até mais.