Eu não contei para você e antes porque não tive oportunidade. Mas desde que a pandemia começou, eu não saio de casa. Quer dizer, eu saio mas apenas para fazer o estritamente necessário. Eu não saio mais para andar e nem para visitar lugares, o que é uma pena. Mas o que eu quero dizer é que durante esse tempo todo eu fiquei em casa trabalhando na frente do computador e a cozinha é muito perto do meu escritório. O que aconteceu então foi que eu acabei ganhando uns quilinhos. Depois eu fui ao médico, conversei com o médico, e ele disse que eu precisava me exercitar porque, se eu me exercitasse, isso podia exercer um efeito positivo na minha saúde. E na hora que o médico me disse isso, eu fiquei pensando: "que interessante!" Então se exercitar exerce um efeito positivo na saúde. Sacou aí? Hoje nós vamos falar exatamente desses dois verbos, "exercer" e "exercitar", que são dois verbos muito bons para utilizar no dia a dia.

Eu tenho uma amiga que trabalha na mesma empresa já faz muitos anos. Mesmo trabalhando tanto tempo, o salário dela não era tão alto. Ela não recebia tanto dinheiro, porque, no Brasil, mulheres que exercem a mesma função que os homens nem sempre recebem o mesmo salário. E esse é o nosso primeiro exemplo. Mulheres que exercem a mesma função que os homens. Exercer aqui significa fazer as funções ou fazer as atividades de uma profissão ou ocupação. Por exemplo: eu exerço a profissão de professor... faz muitos anos. E muitas mulheres então precisam trabalhar em dobro para receber o mesmo que os homens. E essa ideia de ter sucesso, de ser muito boa, de vencer na vida, essa ideia exerce muita pressão nos jovens. Não só nas mulheres, mas nos homens também.

E a ideia de ter sucesso exerce muita pressão nos jovens. E exercer aqui significa fazer sentir uma sensação ou alguma... Algum sentimento. É como passar ou transmitir uma sensação. Comigo, eu posso dizer, "os bailarinos e as bailarinas exercem muito fascínio sobre mim", porque eu acho muito graciosos os movimentos deles. E o último sentido de exercer neste nosso pequeno exercício é que para ter uma profissão — dependendo da profissão — você precisa de um diploma. Então algumas profissões precisam de um diploma para exercer suas funções.

E exercitar, é a mesma coisa? Não. Exercitar tem o sentido básico de treinar, praticar de modo a melhorar. Então se você está um pouquinho fraquinho, você pode exercitar as suas pernas. E muita gente vai para a academia, para as academias aqui no Brasil para se exercitar. Elas vão treinar os músculos, elas vão se esforçar para desenvolver os músculos. Mas você não precisa exercitar apenas o corpo. É importante exercitar a mente porque uma pessoa com a mente exercitada é uma pessoa que vai poder exercer suas funções e na sua vida, suas atividades. É o único ponto em que essas duas palavras têm o mesmo sentido e no de "colocar em efeito" ou "tornar efetivo", "colocar em ação". E normalmente são coisas abstratas. Se uma mulher trabalhar para uma empresa exercendo as mesmas funções que um homem, mas ela não ganha o mesmo salário, ela pode exercer os direitos dela como trabalhadora e cidadã e exigir um salário justo. E como ela pode exercer os direitos? Bom, não é comigo, é com um advogado ou uma advogada que ela vai contratar, mas ela vai exercer os direitos ou exercitar os direitos dela de cidadã. Bom. E agora eu preciso ir porque eu preciso me exercitar. Minhas pernas estão fraquinhas. Eu comi demais.

E para exercer as minhas funções de professor preciso estar bem exercitado. Até mais.