Você gosta de doces? Quando era criança, eu gostava muito. E tem um doce muito comum no Brasil chamado pirulito. É uma bola feita de açúcar e alguma coisa mais, e tem um palito enfiado nessa bolinha. É um tipo de doce que você chupa.

Hoje em dia é muito doce para mim, mas, quando eu era criança, tinha um sabor muito bom. E na década de 1990 ou no começo dos anos 2000 tinha um pirulito novo no mercado. Era um produto com nome em inglês, chamado push pop. O problema do push pop era que ele não era para puxar. Era para empurrar o pirulito e depois chupar.

E essa confusão causou muitos problemas. Aliás, ela ainda causa muitos problemas, porque temos dois verbos em português. Puxar e empurrar. E este é o nosso foco de hoje.

Não sei se você anda de ônibus, mas eu ando. Na verdade, adoro. Mas quando eu trabalhava fora, detestava pegar o ônibus para sair. Era horário de pico. Isso significa que era o horário mais movimentado. Então os ônibus sempre estavam cheios. E era necessário empurrar todo mundo para poder passar. Quanto mais pessoas entravam no ônibus, mais a gente tinha empurra-empurra, que é uma situação em que é difícil se mexer porque tem muitas pessoas umas perto das outras.

E no geral eu pegava ônibus também para ir a consultórios me consultar com médicos. Isso era na época que eu tinha plano de saúde. Daí, na porta do consultório tinha uma plaquinha dizendo “empurre”. Era ótimo. Era bom português e eu sabia que tinha de fazer um movimento de cá para lá. Mas aí eles inventaram de colocar placas em inglês aqui no Brasil. Nada contra. Mas é que pouca gente fala inglês mesmo no Brasil. Então quando a gente vê lá “push”, a gente puxa. E isso causa tanta dor de cabeça. Já vi gente quebrar porta puxando quando na verdade devia empurrar.

Quando você puxa, o movimento é de lá para cá, de fora para dentro. E quando você empurra o movimento é de você para fora.

E para facilitar a sua memória imagine a seguinte situação. Existe um penhasco. Um penhasco é um lugar muito alto, como no Grand Canyon – lá tem muitos penhascos. E se cair, você cai lá embaixo. E provavelmente morre. Então agora imagine que tem uma pessoa na ponta do penhasco. Se você quiser salvá-la, você puxa ela. Mas se você quiser matá-la, você a empurra.

Entendeu?

E é isso aí.

____________________________________________________________________