Na minha terrinha temos um dizer que é mais ou menos assim: estar mais feliz que um pinto no lixo. E o significado é o de que alguém está extremamente feliz. O pinto é o filhote da galinha, um animalzinho que tem penas, é amarelinho e faz piu-piu. Pelo menos nunca vi nenhum fazer outro som.

Mas o fato é que eu estou mais feliz que pinto no lixo. Neste fim de ano, consegui ter quatro dias seguidos de folga. Sim, caro ouvinte, cara ouvinte, quatro dias inteiros de não fazer nada, de contemplação e leitura. Bom, não teve tanta contemplação assim, já que não pude ir à praia – por causa da chuvarada que caiu nesses dias – mas pelo menos pude não pensar em trabalho.

Pode-se dizer que eu tirei férias? Bom, acho que sim, mas para mim foi pouco. Sinto que foi uma folga. Uma folguinha, sabe? Aliás, você sabe a diferença entre folga, férias e feriado? É esse o assunto de nosso bate-papo de hoje.

FOLGA

A folga é qualquer espaço de tempo que se tem para descansar. Eu, por exemplo, costumo dar várias aulas ao dia. Às vezes, tenho lá cinco aulas seguidas – e nesse caso não há folga entre elas. Mas de vez em quando consigo programar uma folguinha de meia hora entre uma aula e outra – e isso faz muito bem para as minhas costas 😊 Aliás, folga também pode significar aquele tempinho que temos para repousar, para descansar... um tempo que pais e mães de filhos pequenos não conhecem muito. Afinal, filhos pequenos nunca dão folga aos pais.

FÉRIAS

Você também pode pedir uma folga no trabalho – geralmente uma folga de um dia, dois dias. Pedir você pode — no mundo, você pode pedir tudo — mas receber é que é difícil. Mas isso não vem ao caso. O que vem ao caso é que no trabalho temos as férias – que são dias CONSECUTIVOS para o descanso. Normalmente as férias ocorrem depois de um período determinado de trabalho – numa empresa onde eu trabalhava, a gente tinha direito a vinte dias de férias depois de um ano de trabalho.

DIFERENÇA

Aqui você deve ter percebido que dei ênfase à palavra CONSECUTIVO, porque isso causa uma confusãozinha. As férias são qualquer período de dias consecutivos, ou seja, um depois do outro, reservados para o descanso dos trabalhadores ou estudantes. Um dia, por exemplo, não são férias – é uma folga de um dia.  Ou um dia de folga, o que seja.

Mas na cabeça da gente, um fim de semana é uma folga, enquanto cinco dias podem ser férias – curtas, sim, mas são férias.

FÉRIAS E FERIADO

Temos também a palavra “feriado”, que é relacionada em algum grau a “férias”.

Em latim, temos “feriae”, que significa “férias”, “lazer”, da qual veio “fērĭātus” ... e todo esse lero-lero é só para dizer que feriado é um data em que não trabalhamos – suspendemos tudo. Ninguém estuda, ninguém trabalha, ninguém faz nada. Pelo menos era assim que deveria ser. Essa data pode ser uma data religiosa, como a Páscoa, ou uma data cívica, como o Dia da Independência.

PARA PRATICAR

Agora tenho três perguntinhas para você praticar:

Qual é o seu feriado predileto? O feriado de que mais gosto é o Dia da Independência. Aqui no Brasil, há marchas na rua, e na minha infância era muito divertido poder faltar à escola para ir caminhar.

Quantos dias de férias você tira por ano? Eu tiro... bom, faz quatro anos que eu não tirava férias, então quatro dias... apesar de pouco tempo, está ótimo para mim.

E o que você costuma fazer na sua folga? Eu costumo ler.

E é isso. Até a próxima!