Um de meus alunos faz bico como cuidador de cachorro. Fiquei encantado com a possibilidade de ganhar um dinheirinho e ainda cuidar de cachorrinhos adoráveis. Pensei se um dia eu não poderia fazer o mesmo. Não que eu não goste de trabalhar com gente — mas é porque é difícil competir com cachorrinhos fofinhos.

O fato é que um cuidador de cachorro deve cuidar do cachorro, levar para passear, dar uma comidinha e tratar bem em geral. No fim do período contratado, é só devolver o cachorro ao dono e pronto. Mas de vez em quando dá vontade de brincar com o cachorrinho fora do horário de trabalho. O que fazer nessas horas?

Bom, não sei, mas no nosso episódio de hoje temos três palavrinhas relacionadas a essa situação – palavrinhas que, normalmente, são uma dor de cabeça para os aprendizes de português.

Passear

A primeira palavra da nossa lista é passear. É o que devemos fazer com nossos cachorrinhos: dar uma caminhada sem nenhum objetivo além de se divertir, de se entreter. Ir a um supermercado não é um passeio se você precisar comprar algo, mas, se você tiver uma mente estranha como a minha, ir a um supermercado pode ser um passeio interessante – eu vou, não compro nada, ando, ando, ando e volto para casa. Mas concordo com meus amigos que é melhor passear num parque.

Ah, e você pode passear com o cachorro ou dar um passeio com o cachorro. Ou mesmo levar o cachorro para passear. Mas nós não dizemos “andar o cachorro”. Andar com o cachorro até vai, é aceitável, mas se você apenas anda com o cachorro, talvez não seja tão interessante como passear com ele.

Brincar versus Jogar

A outra dupla de palavras da nossa lista é “brincar” e “jogar”.

A minha cachorrinha parece uma criança – e no meu coração ela é um bebê – porque ela tem muito brinquedo. Ela tem um ossinho, uma galinha de borracha, uma bolinha, um pato de pelúcia, um macaco de pelúcia e uma coisa lá que não reconheço mais. Mas ela já teve muito mais. Ela gosta de brincar, ou seja, de se divertir com os brinquedinhos. E de vez em quando eu brinco com ela. Eu pego a bolinha e – VUM – jogo para bem longe. Ela corre, corre e vai buscar a bolinha e traz de volta, só para eu jogar de novo.

E aqui perceba – eu jogo a bolinha para a cachorra buscar. E essa é nossa brincadeira – eu brinco com ela de jogar a bolinha.

E jogar aqui tem o significado de atirar, arremessar. Eu pego uma bolinha e jogo longe.

Jogar e brincar têm significados parecidos em certas situações, mas, quando falamos de um esporte profissional, é sempre jogar.

Jogar futebol, basquete, tênis, golfe...

Brincar de futebol é possível, mas significa, obviamente, que (um): não é profissional e (dois): provavelmente é um bando de criança que está brincando de jogar futebol.

E aí temos as distinções básicas. Lembre-se disso. E se tiver perguntas, me envie! Até mais.