Imagine o seguinte: você tem um amigo boa-vida. E ser boa-vida significa que ele não gosta muito de trabalhar. Mas ele sempre tem planos muito loucos de investimento. E agora ele diz para você que vai ser um empreendedor. Ele tem uma ideia milionária, que vai dar muito dinheiro. Mas só falta uma coisa: o investimento inicial. “Será que você podia me emprestar um dinheirinho?”

A relação de amizade e dinheiro é conhecida no mundo todo, eu acho. Em português mesmo, temos um ditado, que é assim: “amigos, amigos, negócios à parte”.

E os negócios são à parte porque, se o amigo não pagar, quem perde é você.

E as palavrinhas de hoje são: emprestar dinheiro, tomar dinheiro emprestado, cobrar e dever.

Imagine que você já deu o dinheiro ao amigo. Você até pensou, mas... é tarde demais para mudar de ideia. Você deu o dinheiro a seu amigo, mas acredita que vai receber o dinheiro de volta. Nesse caso, o que você fez foi um empréstimo. Você emprestou dinheiro a seu amigo.

Cuidado.

É possível dizer: meu amigo emprestou dinheiro de mim. Mas não é comum. Quando eu empresto dinheiro a meu amigo, meu amigo na verdade tomou o empréstimo.

Mas e se eu for a um banco, Eli?

Nesse caso, você faz um empréstimo no banco ou toma um empréstimo no banco.

E depois do empréstimo, esperamos receber nosso dinheiro de volta.

Não esperamos? Esperamos sim.

Por isso, quando o amigo não paga na data combinada, nós vamos ligar para ele e cobrar nosso dinheiro. Como dissemos uma vez num episódio engraçado aqui do Brasil: “queremos meu dinheiro”.

Só para esclarecer, a frase correta deveria ser “queremos nosso dinheiro”. É por isso que é engraçado.

Bom, voltando ao assunto. Cobrar é quando nós exigimos o pagamento por algo. Eu te vendo um computador e você não me paga. Então eu te telefono e digo: “ei, vai me pagar quando, hein?”

Claro que nem todos os brasileiros são assim diretos na cobrança. E nem sempre a cobrança é relacionada a dinheiro. Posso dizer para você: “já estudou português hoje, hein? Você disse que ia estudar. Já estudou?” E isso é uma cobrança.

Então. Agora, vou deixar com você um pequeno exercício – e vou cobrar a resposta, viu?

Tente descobrir o que significam os provérbios a seguir:

Quem tem cem mas deve cem, pouco tem. Esse é o primeiro ditado.

Dinheiro compra pão, mas não compra gratidão. Esse é o segundo ditado.

Tempo é dinheiro. Esse é o terceiro e último ditado.

Então, até a próxima com mais um “Nossa Língua Como Ela É”.