Nós tivemos aqui no Brasil — por muito, muito tempo — um programa chamado Os Trapalhões. Ele apareceu na televisão, pela primeira vez, acho que na década de 1960. Então foi um pouco antes de eu nascer.
E "Os Trapalhões" eram um programa humorístico. Eram um programa de comédia. Havia quatro personagens principais: Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. E eles eram os personagens que sempre se metiam em confusão. Eles sempre estavam envolvidos em alguma confusão. Era um programa divertido, mas o tipo de humor que eles tinham não é mais um tipo de humor aceitável hoje. Poderíamos ter mais uma vez os Trapalhões, mas seria complicado.
E "complicado" é a palavra de hoje da nossa pequena discussão "A Língua Como Ela É".
Bom. Muitas vezes os brasileiros dizem a palavra complicado.
“Bom. Você vai poder nos visitar no final de semana?” “Complicado.”
“Olha, eu não sei por que eu convido a Paula para ir ao restaurante. Ela nunca vem na hora. É complicado, viu?”
“Eu até gostaria de estudar hoje, mas é que é complicado.”
Bom. A verdade é que quando nós falamos no dia a dia nós, normalmente repetimos muito as mesmas palavras. Mas você pode ter um pouco mais de variedade no seu vocabulário com expressões e sinônimos para substituir a palavra "complicado", que é uma palavra muito comum para os brasileiros — "tudo é complicado".
Vamos ao primeiro exemplo e à primeira situação.
É Dose...
A Paula prometeu, ela disse que vinha para o restaurante e ela disse que vinha na hora certa, mas que ela não apareceu. Ela se atrasou quase duas horas. Em vez de dizer "é complicado, viu?" Você pode dizer: "ai, ai, ai, a Paula é dose." A Paula é dose. Isso significa que ela nos causa inconveniência. A Paula é dose. Um pouco como a dose de vacina.
Barra Pesada
Nossa segunda situação é a seguinte: o Paulo precisa pagar suas contas.
Mas recentemente ele perdeu o emprego por causa da pandemia. Então o Paulo está numa situação barra pesada. A situação dele está barra pesada, porque é uma situação difícil. É uma situação complicadíssima. É uma situação barra pesada.
Barra pesada também pode ser outra coisa. Pode ser um lugar. Um lugar perigoso ou violento é um lugar barra pesada. E aqui no Brasil nós temos muitos lugares barra pesada.
Figurinha difícil
E a terceira situação é com o trabalho mais de uma vez. Você tem uma chefe e a sua chefe é muito exigente. Ela pede para você fazer isso, para você fazer aquilo e ela grita. É muito difícil lidar com ela. As pessoas podem dizer: ah, a minha chefe é muito complicada. Mas o que eles querem dizer, na verdade, é que a minha chefe é uma figurinha difícil. Uma pessoa chata, difícil de lidar, é uma figura difícil ou uma figurinha difícil.
E esse foi o nosso episódio de hoje de A Língua Como Ela É. Me conta depois: quem a figurinha mais difícil que você conhece? Como você faz para lidar com essas figuras difíceis? Até a próxima.